28 de janeiro de 2013

Alunos do pgD participam de programa estudantil em Itaipu

Alunos premiados na Ficiencias 2012 participam de programa de Vivência Estudantil no PTI - Parque Tecnológico Itaipu

Atividades tiveram início no dia 21/01 e terminam no dia 01/02
Cerca de 10 estudantes da Argentina, do Brasil e do Paraguai estão participando, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), de um programa de Vivência Estudantil. Os alunos tiveram os seus trabalhos premiados durante a Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (Ficiencias), realizada em novembro de 2012, no PTI.

O programa é um incentivo aos jovens pesquisadores do ensino médio que participaram da Feira. Foram selecionados sete trabalhos de diferentes áreas do conhecimento, dentre eles, dois trabalhos de estudantes argentinos, três de estudantes brasileiros e dois de estudantes paraguaios.

O objetivo é promover a integração entre os estudantes, proporcionando a popularização dos programas e projetos existentes na Itaipu Binacional e no PTI. As vivências irão permear as áreas de Educação, Empreendedorismo, Ciência, Tecnologia e Inovação.

As atividades, organizadas pela equipe da Estação Ciências, tiveram início no dia 21 de janeiro e terminam no dia 01 de fevereiro. Para Fabiano Nogueira, coordenador-geral da Ficiencias, uma questão muito importante é a integração por meio do conhecimento.

“Queremos estimular o gosto pela educação científica, a curiosidade e a observação da realidade por meio da vivência e formar uma rede de jovens dispostos a solucionar problemas em suas localidades. É claro que pensamos também em incentivar a participação de outros estudantes na Ficiencia 2013, evento que tem este importante papel de promover a integração de estudantes da região trinacional”.

Entre os participantes do programa está Maurício Carias, cujo trabalho ficou em primeiro lugar no evento, com a temática “ Produção de Etanol Combustível por Fermentação dos Frutos do Jambolão”. Maurício veio com a mãe Sueli, que ressaltou a função dos pais no incentivo à busca pelo conhecimento. “O Maurício sempre demonstrou, desde pequeno, o interesse pela pesquisa e nós também incentivamos isso”, afirmou.

Do Paraguai, os participantes Gerhard Egewarth e Matheus Felipe Favero da Silva ganharam destaque na Ficiencias 2012, com o tema ligado ao Biogás, e esperam conhecer os projetos desenvolvidos na Itaipu e no PTI e trocar informações. “A escolha do nosso tema foi justamente devido a morarmos numa região do Paraguai que tem uma grande cooperativa. O que fazer com os dejetos é uma coisa importante a se pensar”, ressaltou Matheus.

fonte: www.pti.org.br

0 comentários:

Postar um comentário