26 de março de 2013

Conscientização e Cooperação pela Água

Água, fonte de vida: cooperação pela água
______

A principal tarefa que a comunidade internacional enfrenta hoje, no campo dos recursos hídricos, é a transformação de obrigações assumidas em ações concretas que devem ser implementadas para benefício das pessoas, dos ecossistemas e da biosfera de maneira geral. Criar oportunidades de cooperação na gestão da água entre todas as partes interessadas, bem como aprimorar a compreensão sobre os desafios e os benefícios da cooperação pela água, são ações que podem ajudar na construção de respeito, entendimento e confiança mútuos entre os países, e também na promoção da paz, da segurança e do crescimento econômico sustentável. (http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/2013-international-year-of-water-cooperation/water-cooperation/#c577865)
________
Durante este ano, estamos realizando algumas ações com os alunos do Colégio PGD para conscientizá-los cada vez mais sobre a importância deste tema. Além da exploração já realizada na disciplina de Ciências - quanto aos conteúdos relacionados à tecnologia e a qualidade da água, o abastecimento de água na nossa cidade e seu tratamento- diversas atividades estão programadas para os alunos do Fundamental I e II.

No DIA MUNDIAL DA ÁGUA, 22 de março, não há muito que comemorar! Contudo, continuamos a lançar a semente da conscientização através das aulas práticas e ações diretas referentes à água. Confira o que já aconteceu:

Palestra com João Batista Moreira Souza (também conhecido como João das Águas) - (fund. I) – com o objetivo de conscientizar os nossos alunos quanto aos cuidados com a nossa cidade e principalmente com a preservação da água. Foram discutidos temas referentes à acessibilidade nas ruas de Londrina e a poluição no Lago Igapó e bacia do Ribeirão Cambé, provenientes da sujeira depositada nas ruas. Foi um momento de muita aprendizagem! 













Visita monitorada ao Parque Arthur Thomas (2º. Ano) - Localizado no Ribeirão Cambé, o Parque Arthur Thomas está inserido em um fragmento de Mata Atlântica, ideal para passeios e caminhadas às margens do lago ou trilhas mata adentro.










Aula prática de observação ao Córrego do Tatu (uma área de preservação ambiental próxima ao Colégio PGD e ao Shopping Catuaí)- (3º. Ano). Ação promovida pela organização internacional “Walking for Water”, com o apoio da SEMA, para uma atividade de inspeção da água com coletores para análise, sob a coordenação do professor Cristiano, do Colégio PGD.

Visita monitorada à SANEPAR (Companhia de Saneamento do Paraná) – (4º. Ano). Foi uma feita uma abordagem bem interessante e didática desde a captação da água no rio, como se dá o tratamento e como ela chega às nossas casas.












Visita monitorada ao Lago Igapó ll – (5º. Ano). Formado a partir do represamento do Ribeirão Cambezinho, o Lago Igapó está localizado no centro da cidade e é uma das mais belas áreas de lazer, esporte e entretenimento a céu aberto. O objetivo da visita dos alunos foi analisar os riscos de degradação que podem ser ocasionados pela ação humana.













Atividades na Disciplina de Inglês - As aulas de Inglês também contribuíram com este tema, explorando questões relacionadas ao ciclo da água. Para concretização do aprendizado, realizaram duas atividades, pintaram desenhos que representavam as atitudes que precisamos efetuar (as positivas) e as que devemos evitar (as negativas) em relação a água e seu uso, Na internet e com um trabalho escrito, discutiram o ciclo da água que tem funcionado por bilhões de anos pois vida na Terra depende dele e sem o mesmo, ela seria um lugar muito sem graça para viver."


















As animações que seguem mostram como o calor do sol provoca as moléculas de água para evaporarem a partir da superfície do oceano e como ocorre todo o processo. Vale a pena conferir:

http://www.youtube.com/watch?v=0_c0ZzZfC8c
http://www.youtube.com/watch?v=OzSgk772OQU

enviado pela coordenação do fundamental I

0 comentários:

Postar um comentário