9 de maio de 2013

Especial Dia das Mães - O Amor supera desafios

O DIA DAS MÃES é uma das datas mais marcantes do ano. E neste mês, o Colégio PGD quer homenagear todas as mamães. Para isso, selecionou algumas histórias de superação, milagres, lutas e conquistas, de mães (PGD) que escolheram viver o desafio de criar filhos.



Quinta Arriaga é estrangeira e mãe de muitos filhos!

Ser mãe é uma enorme responsabilidade e um privilégio ao mesmo tempo.
Participar na educação dos filhos e cuidar deles até na fase adulta, deixa-me feliz em saber que eu estou dando uma contribuição significativa para o mundo. Neste caso, eu tenho o privilégio de ser mãe de cinco filhos, sendo dois meninos e três meninas. Não foram fáceis todos esses dias, até então, o desafio continua a ser maior a cada dia que se passa.

Durante os anos que eu estava em Guiné-Bissau, com quatros filhos, foi mais fácil cuidar deles. Porque ali podia contar com o apoio dos meus familiares e do meu marido. Quando cheguei à Londrina, não imaginava que poderia ter mais uma filha, contudo, nasceu a caçula Victória, nove meses depois da nossa chegada nessa cidade.

Enquanto estávamos no processo de adaptação cultural, linguística, climática e, também preocupada com a educação secular dos meus filhos, fiquei sabendo que estava grávida. Era uma linda menina, um grande presente de Deus para minha vida e família. Entretanto, naquele momento, eu não gostei da notícia, por várias razões:
1. Estou num país estranho, onde a cultura, a língua e os costumes são totalmente diferentes da minha tradição e cultura;
2. Não estou perto de nenhum dos meus familiares, assim como os do meu marido para me auxiliar nesta fase tão difícil;
3. A minha gravidez era classificada como gravidez de risco;
4. Meus filhos não tinham encontrado uma escola para continuar os seus estudos, e por aí vai...
Tudo isso me deu vontade de voltar ao meu país de origem com toda a minha família.

Foi neste exato momento que Deus me presenteou com o Colégio PGD. Um colégio, cujo princípio é valorizar o ser humano, independentemente da sua origem social, racial e cultural. Deus seja louvado!

A minha família e eu fomos bem recebidos nessa instituição. A atitude da liderança do colégio tem refletido também na forma como os colegas dos meus filhos, assim como os seus pais tratam com a minha família. Foi uma receptividade completa.

Apesar de dificuldades que ainda enfrento dia após dia, o sonho de ver meus filhos serem bem sucedidos nas suas carreiras estudantis concretiza-se a cada manhã. Isso me fez ficar mais contente e encorajada para superar todas as barreiras e incentivar meus filhos que aproveitem bem cada oportunidade que surgirem.

No momento, dedico-me cem por cento para que os sonhos dos meus filhos sejam concretizados. Os meus sonhos são secundários. Por enquanto, tem hora que não me vestirei bem, nem usarei sapatos de grifes para que meus filhos sejam bem recebidos. Não estudarei do jeito que eu quero, mas farei tudo para que meus filhos alcancem níveis superiores. Em alguns momentos, não realizarei o meu querer para que meus filhos avancem mais e mais.

Creio que um dia, terei a oportunidade de realizar o que sempre desejei desde a minha infância e juventude. Voltarei a vestir-me bem, realizar os meus desejos, enfim. Porque para essas coisas sempre há tempo, mas para oferecer aos filhos a boa educação o tempo passa e é difícil resgatá-lo.

Sinto-me encorajada, porque eu sei que estou plantando bem, para colher muito melhor no futuro, para a glória de Deus.

Muito obrigada por esta oportunidade que me deram para compartilhar sobre a minha experiência de ser mãe de cinco filhos. Uma tarefa nobre, que exige muita dedicação e renúncia de si mesma.

Que Deus lhes abençoe ricamente, e que o Colégio PDG seja sempre para a Glória de Deus.

Fraternalmente,
Quinta Embaná Arriaga

-----------------

Atualmente, com as famílias cada vez menores, é um desafio ser mãe de muitos filhos, especialmente criá-los em país estrangeiro. Assim, como a história de Quinta, muitas mulheres merecem nossa admiração pelo fato de dedicarem todo o seu tempo e abrirem mão de seus sonhos para viverem, exclusivamente, para cuidar dos filhos. Parabéns!

0 comentários:

Postar um comentário