15 de maio de 2013

Especial Dia das Mães - Ser mãe é um privilégio!

O DIA DAS MÃES é uma das datas mais marcantes do ano. E neste mês, o Colégio PGD quer homenagear todas as mamães. Para isso, selecionou algumas histórias de superação, milagres, lutas e conquistas, de mães (PGD) que escolheram viver o desafio de criar filhos.



Honrou-me muito o convite feito pelo colégio PGD para que desse meu depoimento a respeito do desafio de ser mãe, e, mais especificamente, mãe de gêmeos em fase pré-vestibular. De início pareceu-me fácil, mas depois, me vi diante de uma tarefa desafiadora – o de descrever o desafio de ser mãe. 

Ser mãe é, realmente, um desafio. Desde muito cedo eles se apresentam de várias formas – o desafio de ficar grávida, de perder as formas, de amamentar, de levantar de madrugada, as papinhas, os primeiros passos... e, depois, os desafios vão, progressivamente, se agravando - o desafio do primeiro dia na escola, da mudança de escola, das inúmeras e emocionantes apresentações, de levá-los a conhecer Jesus, de se comportar à mesa, de amarrar os tênis, de comer de boca fechada, de fazer xixi sem sujar o vaso sanitário, de curar as feridas, de respeitar os amigos. 

Os desafios não cessam nunca! Chega a adolescência e as coisas complicam um pouco, precisamos ensiná-los a fazer a barba, a lidar com as mudanças causadas pelos hormônios (as físicas e as emocionais)... Ah! E tem o desafio da primeira namorada e, agora, a escolha da profissão... 

Já passei por isso antes, com minha primeira filha que, depois de uma breve passagem pelo curso de Direito, optou por fazer enfermagem e hoje faz residência na USP. Aprendi, com a Izabela, que as opções dos filhos são individuais e intransferíveis e que na escolha profissional a mãe pode fazer muito pouco – este desafio é deles!!!! Entendo que o meu papel neste momento é estar ao lado, apoiando, mostrando as opções possíveis e, principalmente, orando. 

Enfim, chego à conclusão que o desafio de ser mãe é, na verdade, um privilégio. Tudo o que vivemos como mães nos leva a ficar mais perto de Deus, e, ao compreendermos nossas limitações, aprendemos a depender dEle todos os dias das nossas vidas. E, principalmente, agradecermos o fato de termos sido escolhidas, apesar de todas as nossas imperfeições, incertezas e inseguranças, para cuidarmos de Seus filhos tão preciosos. 

Obrigada Senhor por este desafio repleto de privilégios... 

Valéria Martins Oliveira

------------------
Dizem que ser mãe de adolescente não é uma tarefa fácil, então, imagine de dois ou mais. Valéria, porém, consegue enxergar a experiência como um aprendizado de vida, um privilégio fazer parte das decisões e escolhas de seus filhos. A você mãe, que é também amiga, que promove o crescimento de seu filho mesmo diante dos maiores desafios... Parabéns!


0 comentários:

Postar um comentário