12 de junho de 2013

Pesquisa acadêmica estimula alunos ao debate de obras literárias


Ciente da importância da relação entre a pesquisa realizada na universidade e a escola, o Colégio PGD se engajou no desenvolvimento do trabalho de doutorado na área de Letras pelo professor Pedro Egídio Warken.
Disponibilizando espaço, tempo e material humano, o PGD proporcionou as condições necessárias para a fundamentação da pesquisa, que, apoiada na teoria da Estética da Recepção, visa compreender o modo como o aluno percebe as obras lidas – no caso, duas obras de Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas e Dom Casmurro.
O levantamento de dados se deu por meio da realização de entrevistas coletivas gravadas com os alunos das 2ª séries do Ensino Médio, os quais eram estimulados ao debate com questões pertinentes às obras lidas.
Assim, concretizou-se uma importante simbiose entre a pesquisa acadêmica e o processo de aprendizagem, visto que os alunos, beneficiando-se das discussões suscitadas, contribuíram substancialmente para que o professor Warken possa auferir resultados significativos acerca da qualidade da leitura de obras literárias e compreender melhor o processo da recepção de uma obra pelo aluno.

Profª Mirian Maia

0 comentários:

Postar um comentário