29 de julho de 2013

XV PGD Rural terá Orquestra Londrinense de Viola Caipira





Na 15a. edição do PGD Rural, o colégio traz uma grande novidade. Além das apresentações musicais, dança e coreografias dos alunos, brincadeiras e comidas típicas, haverá um show com 35 violonistas. É a Orquestra Londrinense de Viola Caipira São Domingos Sávio.



Orquestra Londrinense de Viola Caipira São Domingos Sávio

História:
A Orquestra Londrinense de Viola Caipira São Domingos Sávio foi fundada por iniciativa do administrador de empresas, João Batista Gomes Simão, em maio de 2010 na Capela São Domingos Sávio de Londrina/PR, como parte do Projeto "Oratório Festivo Dom Bosco" da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora.

Objetivo:
Este projeto objetiva atender jovens em situação de risco, apresentando-lhes oportunidades de uma vida com dignidade através de identificação de seus potenciais e talentos para a musicalização, esportes, teatros, sobretudo respeito ao próximo. É um projeto do INDESE - Instituto Nacional de Desenvolvimento da Saúde e Ecologia, entidade da Associação Médica de Londrina.

Repertório: 
As músicas do repertório da ORQUESTRA LONDRINENSE DE VIOLA CAIPIRA são selecionadas de acordo com o grau de dificuldade das mesmas, sendo assim, tanto o repertório como as apresentações da orquestra não tem cunho nostálgico e sim didático. Tendo como objetivo principal o resgate, manutenção e popularização da viola caipira no cenário musical brasileiro, através da música caipira seus compositores e intérpretes. Porém, qualquer estilo musical pode fazer parte do repertório da Orquestra, desde que permita adaptação à sonoridade da viola caipira. Nas apresentações a Orquestra toca grandes clássicos da música caipira de raiz como: Chico Mineiro, Couro de boi, Luar Do Sertão, bem como outros estilos de músicas, como o Hino Nacional Brasileiro e a composição do hino sacro “How Great Thou Art”. Composto em 1885, pelo pastor sueco Carl Gustav Boberg e que, em 1961, o pastor brasileiro Manoel da Silveira Porto Filho fez uma versão do hino para sua igreja a qual chamou de ¨Grandioso és tu¨;  executado com um arranjo livre do Maestro Edson Murari Lima para a viola caipira, com "sotaque da roça".

Componentes: 
A orquestra é composta por crianças, jovens e adultos de Londrina e região. São pessoas de diferentes classes sociais e culturais: pedreiros, dentistas, aposentados, advogados, lavradores, motoristas, enfermeiros, mecânicos, professores, entre outros. Todos respeitando-se mutuamente e unindo suas forças pelo amor a viola e a cultura caipira.

Contatos:
A Orquestra ensaia todas as sexta-feiras às 19 horas no SEST/SENAT, na Rua Santa Terezinha no. 1377.
LONDRIMUSIC: (43)3323-0857 - Maestro Edson Murari Lima
Email: sosviola@hotmail.com
facebook; http://www.facebook.com/ORQUESTRALONDRINENSEDEVIOLACAIPIRA

1 comentários:

uhuuuuu bora bor para o pgd rural

Postar um comentário