17 de outubro de 2013

Projeto inovador de alunos do PGD será apresentado na Ficiencias 2013


VENCEDOR NA CATEGORIA ENGENHARIA - 2°- LUGAR (nov/2013)

Muito já se discutiu sobre as sacolas plásticas e como elas poluem o planeta. Mas, pouco se fala sobre os incontáveis copos plásticos, usados todos os dias para o cafezinho e a água dos brasileiros. A reciclagem de copos descartáveis é muito pequena em comparação com a quantidade produzida. Um único copo pode demorar mais de 100 anos para se decompor. Além disso, algumas pesquisas mostram que quando aquecido o poliestireno pode fazer mal à saúde.

O que dizer então do isopor... Raramente reciclado, muitos condomínios na cidade não sabem o que fazer com esse material. Diante de tudo isso, obter alternativas para o uso desse material é, sem dúvida, admirável. Transformar o lixo em utilidade é ainda mais prodigioso. O projeto da Iniciação Científica do Colégio PGD, realizado por alunos da 1ª. Série do Ensino Médio e coordenado pelo professor Junio César da Silva, alcançou esse objetivo.

Selecionado para apresentação na Ficiencias 2013, o projeto trata da ELABORAÇÃO DE PRODUTOS PARA CONSTRUÇÃO CIVIL A PARTIR DO POLIESTIRENO REJEITADO PELA SOCIEDADE.

- O poliestireno é um polímero de adição, que pode ser utilizado na forma expandida (ISOPOR) ou na forma condensada para a fabricação de copos descartáveis. Sua versatilidade e baixo custo têm aumentado sua utilização e, consequentemente, o aumento do descarte desse material de maneira indevida, em lixões, fundos de vales, rios, etc.
- O desenvolvimento de produtos para a construção civil a partir desse poliestireno passou por etapas, como a conversão do poliestireno expandido em fundido, para ser utilizado como agregado na composição de pavers sustentáveis (blocos de concreto destinados ao calçamento de praças, calçadas etc.) e elaboração de placas e ripas que possam substituir a madeira, na confecção de bancos, lixeiras e mesas.











Saiba mais no arquivo (produzido pelos alunos), clique aqui

Saiba mais sobre a Ficiencias 2013 e os finalistas, clique aqui

Contatos:
Junio César da Silva – professor de química
flordemaioj@yahoo.com.br
Demilson Parolin – coordenador ensino médio PGD
ensinomedio@pgd.com.br

3 comentários:

Esse menino que esta segurando a maquina eh um gatinho!! Parabéns pelo projeto

Estou admirado com a competência dos alunos que temos hoje!

Postar um comentário