14 de maio de 2014

A importância de participar na vida escolar do seu filho

Todos sabem, e estudos comprovam, que é de suma importância participar ativamente da vida escolar da criança. Além do interesse pessoal que o pai e a mãe devem ter, existem ferramentas que podem facilitar o acompanhamento escolar, como as reuniões com coordenadores e orientadores e o SIA - Sistema de Informação Acadêmica - do Colégio PGD. Através do SIA, com login e senha individuais, os pais podem ter acesso a rotina escolar, ocorrências, notas, faltas, tarefas e muitas outras informações. O PGD coloca à disposição dos pais o acesso online 24 horas por dia (veja aqui).
Se você ainda não se despertou para a importância de acessar a área restrita e participar ainda mais de perto da vida educacional do seu filho, veja o resultado de um estudo que comprova que isso pode ser muito mais proveitoso do que imagina.

Um novo estudo mostra que acompanhar o crescimento educacional da criança aumenta suas habilidades sociais e diminui a chance de ter problemas de comportamento

Levar e buscar na escola, preparar a lancheira e checar a lição de casa. Se essa é a sua participação na vida escolar do seu filho, é hora de mudar! Uma nova pesquisa americana mostrou que quanto maior o envolvimento dos pais nas experiências escolares das crianças, mais facilidade de fazer amigos elas terão!

Os cientistas acompanharam 1.300 crianças desde o nascimento até o sexto ano do ensino fundamental. Com a observação, eles perceberam que, quanto mais os pais conversavam sobre a escola, visitavam o local, se envolviam com as lições e os trabalhos e incentivavam o progresso educacional da criança em casa, melhores eram as habilidades sociais dos seus filhos. Entre outras coisas, os alunos demonstraram mais autocontrole e comportamento cooperativo. E mais: eram menos agressivos e indisciplinados e tinham menos chance de desenvolver depressão ou ansiedade em excesso.

Segundo a psicopedagoga Silvia Amaral de Mello Pinto, da clínica Elipse (SP), a pesquisa reforça a importância de uma parceria entre a família e a escola. “Os pais têm que ter interesse em acompanhar o crescimento da crianç,a e a escola deve dar abertura e facilitar que esse contato aconteça, pois é aí que o aprendizado se completa”, diz.

Os pais precisam entender, no entanto, que acompanhar a vida escolar não significa apenas cobrar. É muito mais do que isso. É estimular, ensinar, conversar, prestigiar, acompanhar e discutir. A cobrança é a última ferramenta nessa parceria. E todo mundo só tem a ganhar.

Quando a criança se sente ouvida, apoiada, prestigiada, tem mais estímulo para aprender e aproveitar todas as oportunidades que a escola promove. “É no colégio que ela faz amigos, conquista seu espaço no mundo, forma a personalidade e aprende as lições dos livros e da vida”, afirma Silvia.
fonte: Revista Crescer

0 comentários:

Postar um comentário