9 de junho de 2014

Anatomia da Copa

Anatomia da Copa, esse foi tema da palestra realizada pelos professores Adevair (História), Angélica (Geografia), Junio (Química) e Trico (Biologia), para alunos do Ensino Médio do PGD.
De uma maneira criativa e abrangente, eles se utilizaram de vídeos e outros materiais audiovisuais para levar os alunos a uma “viagem” no passado e no futuro do futebol.

O professor de História analisou a Copa de 1938 e sua riqueza como fonte histórica para entendimento da sociedade brasileira. Já a professora de Geografia fez uma abordagem geopolítica do assunto, analisando as implicações do evento no Brasil e no mundo.
Em seguida, os professores de Biologia e Química elucidaram temas como doping e os impactos na biologia humana.

O professor Junio ampliou a discussão mostrando os efeitos destruidores do álcool na família e na sociedade. O que, infelizmente, é uma triste realidade também nos bastidores da fama e do futebol. Emocionou a plateia ao fazer relatos reais sobre o tema, convocando os alunos a não fazerem uso dessa droga.  O aluno Luigi,  do grupo de teatro, colaborou representando um alcoólico.

Com toda essa bagagem, nossos alunos estão mais aptos a “discutir” questões sobre o futebol que vão muito além da torcida. Conteúdos que podem ser cobrados em vestibulares por todo país.  Para resumir, vale ressaltar a argumentação da professora Angélica que resumiu a força do futebol: “O futebol tem esta força de unir o país com um espírito nacionalista, de influenciar a política no mundo e de vencer as barreiras sociais”.










0 comentários:

Postar um comentário