3 de novembro de 2014

Nova Coleção de Livros Didáticos 2015 é apresentada aos pais do PGD

No último Encontro de Pais, realizado pelo Colégio PGD no Centro de Eventos do Hotel Sumatra, os pais tiveram contato com os novos livros didáticos da Rede Pitágoras. Cheios de novos recursos e ainda mais completos, os novos livros permitirão, a partir de 2015, muito mais integração e facilidade no processo de ensino/aprendizagem dos alunos PGD.

Para mostrar as novidades da Nova Coleção dos Livros Didáticos 2015 da Rede Pitágoras, durante o evento, apresentou-se a Consultora de Relacionamentos da Rede, Kellen Policha. A consultora mostrou a força e a representatividade do grupo, que é hoje a maior instituição de educação do mundo, e a objetividade do material didático que visa proporcionar ainda mais conteúdo e facilidade de aprendizado ao aluno. “Ouvimos as escolas parceiras, ouvimos os pais, para chegar ao ápice do aprimoramento da coleção. Entre as novidades está a seção Síntese que traz um resumo de cada capítulo e, na sequência, um convite para o aluno ampliar o seu conhecimento. Além de permitir algumas facilidades aos pais na hora de ajudar na tarefa escolar”, explicou.

Veja a seguir algumas das novidades apresentadas (fonte: Educadores em Rede, publicação da Rede Pitágoras)
_______


A Nova Coleção de Livros Didáticos Pitágoras 2015, chega para inovar e evidenciar as premissas da “Metodologia Pitágoras”, única e inovadora, possível somente para quem tem 50 anos de expertise em educação. Contemplando desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, a nova Coleção Pitágoras foi desenvolvida em prol da apropriação e do desenvolvimento do saber.

Funções dos livros
  • Favorecer a aquisição de conhecimentos socialmente relevantes;
  • Propiciar o desenvolvimento de competências cognitivas que contribuam para aumentar a autonomia;
  • Consolidar, ampliar, aprofundar e integrar os conhecimentos adquiridos;
  • Auxiliar no planejamento e na gestão das aulas, tanto no que refere à explanação dos conteúdos curriculares quanto no tocante às atividades, exercícios e trabalhos propostos;
  • Auxiliar no planejamento anual do ensino da área do saber, seja por decisões sobre a condução metodológica, seja pela seleção dos conteúdos e, também, pela distribuição deles ao longo do ano escolar;
  • Favorecer a aquisição dos conhecimentos, assumindo o papel de texto de referência;
  • Favorecer a formação didático-pedagógica;
  • Auxiliar na avaliação da aprendizagem do aluno.
  • Estrutura da Coleção
As imagens
As imagens, não só na abertura da unidade, como em todo o capítulo, têm a clara intenção de ser um elemento agregador da abordagem do conceito, pois elas ampliam o olhar com detalhes, cores e nuances, nem sempre percebidas num texto escrito.

Os capítulos
Os capítulos estruturam-se em uma sequência metodológica de abordagem dos conteúdos que favorece a aprendizagem dos alunos e a organização lógica e intencional de suporte ao professor.

Seção explícita e exclusiva para a apresentação dos conteúdos conceituais
Denominada Ponto de Referência, nela, apresenta-se claramente o texto da abordagem do tema. E o conteúdo é organizado de modo a possibilitar uma progressão conceitual do desenvolvimento do tema e a retomada das questões levantadas na contextualização.

Aplicação de conhecimento
São atividades de aplicação do conteúdo apresentado, que contemplam habilidades cognitivas ou operações mentais, das mais simples para as mais complexas, operando com procedimentos específicos do componente curricular, possibilitando aos alunos o domínio do conteúdo estudado.

Síntese, fechamento ou retomada
O fechamento do capítulo na Coleção Pitágoras 2015 é feito na seção Síntese, que tem como objetivo a elaboração das conclusões e a síntese dos conhecimentos construídos ao longo do capítulo. Dessa forma, os alunos desenvolvem diferentes habilidades de registro das aprendizagens realizadas.

Assista ao vídeo de apresentação

0 comentários:

Postar um comentário