14 de janeiro de 2015

Fases de transição escolar – Saiba como orientar seus filhos

Algumas fases bem delimitadas de mudanças marca a vida dos estudantes.  E a escola, assim como a família, tem um papel importante para ajudar no percurso. Somente a atuação conjunta e o apoio de todos podem dar conta dos desafios que surgem de uma fase para a outra.

A pré-escola é literalmente o início da vida escolar da criança. É quando ela deixa o convívio que era basicamente familiar para dividir um espaço novo e muito diferente com outros colegas.

Já no Fundamental 2, a mudança vem acompanhada de transformações físicas – pré-adolescência -, quando a vida escolar também muda, uma vez que os alunos terão diversas matérias e mais de um professor.

E o que dizer da transição para o Ensino Médio...  “A fase mais marcante é com certeza o ingresso no Ensino Médio, porque ocorre quando o estudante encerra a Educação Básica. Em termos acadêmicos e intelectuais, a mudança é grande, como por exemplo, a separação da disciplina de Ciências em três outras: Biologia, Física e Química”, explica a mestre em Educação, Rita Elisa Temple.

Leia o artigo na íntegra, publicado pela Revista Em Dia, sobre as fases e as transformações que podem ocorrer com os estudantes em cada um delas e como a escola e a família podem ajudar.

Fases de transição escolar – Saiba como orientar seus filhos


0 comentários:

Postar um comentário