16 de abril de 2015

Alunos se preparam para a Olimpíada Brasileira de Astronomia


Os alunos do PGD se preparam para participar da OBA – Olimpíada Brasileira de Astronomia que acontece em maio e que tem por objetivo gerar interesse em crianças e jovens pelo Universo e suas Ciências.
Com tradição em trazer medalhas para o PGD, alunos do 5º Ano, vão além da avaliação de conteúdos em sala e experimentam atividades extraclasse, como o passeio no Planetário de Londrina. “Eles ficaram impressionados com os números exibidos no documentário sobre o Universo exibido durante nossa visita ao Planetário. Esse espaço desperta as crianças para o mundo da Astronomia”, disse a coordenadora Silvana Brunetti.

Sobre a OBA
A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional. A OBA tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, além dos próprios alunos, seus professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, planetários, observatórios municipais e particulares, espaços, centros e museus de ciência, associações e clubes de Astronomia, astrônomos profissionais e amadores, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais. (texto: divulgação)

Visite o site oficial

Estude pelo Simulado OBA


Sobre o Planetário de Londrina
O Planetário de Londrina é um projeto de Extensão da Universidade Estadual de Londrina e faz parte do Museu de Ciência e Tecnologia da UEL, que é constituído por três grandes setores: o Centro de Ciências, o Observatório e o Planetário.
Seu prédio foi construído pela Prefeitura Municipal de Londrina, em 1992, com 232 metros quadrados e diâmetro de 6 m; teto abobadado, com 6,10 m de altura. A sala de projeção tem 8 metros de diâmetro e capacidade para 43 expectadores por sessão.
O projetor de estrelas do Planetário de Londrina é um modelo BS 3200a, um projetor ôptico-mecânico que simula o céu visível de qualquer ponto sobre a superfície da Terra e em qualquer data, com precisão. É um espaço de experiências que reúne não apenas o conhecimento já adquirido, mas que desperta para o novo e nos coloca frente a frente com o Universo. (fonte: UEL)

Visite o site





0 comentários:

Postar um comentário