31 de julho de 2015

PGD Debate

No PGD Debate, realizado ontem no Auditório do Colégio PGD, os alunos da 3ªsérie do Ensino Médio debateram sobre os problemas atuais do Brasil - sob a orientação do professor de História e Filosofia, Adevair Lopes de Souza. O evento também contou com a participação dos alunos da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio e 9º ano do Ensino Fundamental.

Confira o texto do professor de História e Filosofia, Adevair Lopes de Souza, sobre a motivação do debate promovido:

"O Brasil atual deve sua existência à capacidade de vencer obstáculos que foram colocados no contexto da nossa história e que pareciam insuperáveis. No cenário da independência, em 1822, muitas dúvidas surgiram a respeito da viabilidade do Brasil enquanto nação forte e soberana, produto do esforço e talento de seu povo e das riquezas naturais.

José Bonifácio, considerado o Patriarca da independência, disse a seguinte frase sobre as perspectivas de êxito do Brasil: “amalgamação muito difícil será a liga de tanto metal heterogêneo, (...) em corpo sólido e político”. Em 1877, o abolicionista Joaquim Nabuco fazia a seguinte pergunta: “Deve ou não o povo participar da política (...) pelas condições especiais em que nos achamos, de território, de população, de trabalho escravo e de distribuição de propriedade? ”. Dito de outra forma: É possível construir um país com essa matéria prima?

Passado tanto tempo, qual é a melhor resposta para as perguntas de Bonifácio e Joaquim Nabuco? Nosso país conseguiu fazer a amalgamação de tanto metal heterogêneo em um corpo sólido político? A resposta, depende do olhar do observador, da sua ideologia, da cadeira em que está sentado. Eric Hobsbawm já disse que “a História é a matéria prima das ideologias” e Michel Foucault afirmou que o saber (conhecimento) é um discurso no qual se aloja a estrutura de poder. Na dinâmica do processo histórico, fracasso e sucesso são sempre conceitos relativos e dificilmente permite comparações.

O Brasil vive na atualidade uma grave crise política e econômica que nos remete as indagações de José Bonifácio e Joaquim Nabuco. Desta forma, os alunos do 3º ano do Ensino Médio promoveram um debate sobre a atual conjuntura do país para responder a pergunta: "Em que rota estamos enquanto nação?"."

Clique aqui e confira as fotos!!

O Colégio PGD se propõe a construir um futuro
de excelência aos seus alunos. Faça parte da nossa família!

0 comentários:

Postar um comentário